sexta-feira, 16 de abril de 2010

Jogos Eletrônicos na aprendizagem escolar

Os jogos eletrônicos e principalmente o videogame têm-se mostrado uma tendência importante para o ato de brincar da criança brasileira, estando inserido na cultura lúdica que associa a tecnologia atual aos brinquedos e às brincadeiras tradicionais, estes últimos tendo preservadoo seu espaço. Devido a este fato, decidiu-se estudar alternativas de utilização do videogame pelo terapeuta ocupacional, sendo extensivo ao educador e aos pais, visando à prevenção de dificuldades de aprendizagem através da apreensão de estratégias de aprendizagem. Para tanto, este estudo se fundamentou nas idéias de Vigotski e Chadwick. Efetuou-se investigação com um enfoque dialético, do tipo descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, tendo, como técnica de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, a observação direta e o grupo focal, aplicados a uma amostra do tipo intencional, constituída por 60 crianças: 30 de 4 a 6 anos e 30 entre 7 e 8 anos, em 3 locadoras de videogame, nas cidades de Fortaleza e Quixadá, no Estado do Ceará. A investigação possibilitou a determinação de que o videogame jogado em grupo favorece a apreensão de estratégias de aprendizagem, deprocessamento, afetivas e a metacognição, podendo constituir-se em excelente recurso nosentido de prevenir dificuldades de aprendizagem e capacitar a criança para a sua realidade.

Brougère G. Brinquedo e cultura. 2 ed. São Paulo: Cortez; 1997.

Zhukóvskaia RI. El juego y su importancia pedagógica. Ciudad

de La Habana: Pueblo y Educación; 1982.

4. Vigotski LS. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins

Fontes; 1999

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria sobre jogos eletronicos para crianças...para nós pais é muito importante sabermos como lhe dá com esses jogos q tanto ocupam o tempo de nossos filhos...é importante toda informação que nos é passada...parabéns pelo Blog tb...ficou muito bom...

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