quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jogo, Corpo e Luta



O vídeo acima mostra algumas situações com características de jogo, luta e corpo, citarei alguns exemplos a baixo:

Corpo – Quando as crianças começam a dançar cantar, pular e brincar, mostrando os movimentos corporais. A todo o momento as crianças não param um minuto se quer.

Segundo Gaiarsa, o que da sustentação, força e sentido aos movimentos corporais é o tom de voz, o gesto e as posições que o corpo executa. Tudo isso numa cena ou mesmo em outras situações do cotidiano.

Jogo – Quando os pais das crianças estão em uma mesa jogando cartas, isso mostra claramente o momento em que o jogo aparece, mas não tão claramente assim, podemos perceber o momento em que a um jogo de palavras em que as crianças fazem com os pais.

Segundo Duflo, o jogo tem a função de fazer com que a criança possa construir algumas estratégias a fim de compreender melhor o mundo que a rodeia tendo sua própria experiência. Ele também acredita que quando se está jogando automaticamente a criança está aprendendo.

Luta – Podemos perceber no vídeo que há uma (luta) entre os pais quando um está querendo ganhar do outro, e também podemos perceber que há um conflito entre as crianças, quando uma não concorda com a outra e isso gera uma discussão.

Segundo – Daolio, A prática da luta sendo ela de qual tipo for pode trazer inúmeros benefícios ao praticante, destacando-se o desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo-social. E também pode melhorar o equilíbrio, coordenação global, o aprimoramento de tempo e espaço e por fim o da noção com o próprio corpo.

GAIARSA, J. O que é corpo. São Paulo: Ed. Brasiliense S. A. 1º edição, 1986.

DUFLO, Colas. O jogo: de Pascal a Schiller. Porto Alegre: Artmed, 1999.

DAOLIO J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dança - Samba Rock




A dança faz você ter um conhecimento amplo a respeito de seu corpo, mas que muitas vezes não foi despertado. Nós nascemos, desenvolvemos e crescemos, vivenciando experiências através do próprio corpo. Este é o meio de ação para explorar e conhecer o espaço em que vive, interagindo com as pessoas que a cercam. Em todas as fases, observa-se a importância do corpo como forma de expressar emoções. Não é possível ouvir uma música sem que seu corpo a traduza em movimentos. Mesmo antes de o homem começar a falar ele já dançava. Foi por meio do movimento que ele comunicou com os seus e com a natureza. A dança A expressão samba rock apareceu no final dos anos 60 para designar essa mistura do samba brasileiro com a harmonia americana do blues, o pai do rock. Na década de 70, existiam várias expressões para designar o ritmo: samba-jazz, Sam balanço, etc. Na época da Jovem Guarda Erasmo Carlos, sofrendo o preconceito por parte dos defensores da MPB, pedia que a juventude da guitarra, além do iê-iê-iê abrisse os ouvidos ao samba, à nossa música. Ligada à música foi à primeira manifestação humana.

RANGEL. N. B. C. Dança educação, educação física: proposta de ensino da dança e o universo da educação física. Jundiaí: Fontoura, 2002.

FREIRE, Ida Mara. Dança-Educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cad. CEDES, v. 21, n. 53 Campinas, Apr. 2001.

GARAUDY, R. (1980). Dançar a vida. São Paulo. Nova Fronteira.


Seja autoconfiante, você pode tudo. ACREDITE...



Não há nada que você não possa ser fazer ou ter. Vá em frente! Dando atenção para o que você quer, atraindo vivências para lhe ajudar a decidir o que você quer. Uma vez que você decida dê atenção a isso. Muito do seu tempo será passado coletando dados que o ajudarão a decidir o que você irá querer. Focando-se no que você quer é que você irá atrair. Esse é o processo de criação. Eu acredito que você já é grande. Não importa o que esteja acontecendo a você na sua vida. Não importa quão jovem ou quão velho você ache que você seja. Quando você passar a pensar apropriadamente, esse poder interior, que é maior que qualquer coisa no mundo, começará a emergir e tomará conta da sua vida e irá alimentá-lo, vesti-lo, e irá te guiar e proteger por toda sua vida. Direcionando por um caminho cheio de luz e paz, sustentará a sua existência se você o permitir.

Se você o permitir, Você Pode Tudo!



Manual de Sobrevivência – Willian Shakespeare

Casagrande, André L.N “Nunca desista dos seus sonhos” (2010)