quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jogo, Corpo e Luta



O vídeo acima mostra algumas situações com características de jogo, luta e corpo, citarei alguns exemplos a baixo:

Corpo – Quando as crianças começam a dançar cantar, pular e brincar, mostrando os movimentos corporais. A todo o momento as crianças não param um minuto se quer.

Segundo Gaiarsa, o que da sustentação, força e sentido aos movimentos corporais é o tom de voz, o gesto e as posições que o corpo executa. Tudo isso numa cena ou mesmo em outras situações do cotidiano.

Jogo – Quando os pais das crianças estão em uma mesa jogando cartas, isso mostra claramente o momento em que o jogo aparece, mas não tão claramente assim, podemos perceber o momento em que a um jogo de palavras em que as crianças fazem com os pais.

Segundo Duflo, o jogo tem a função de fazer com que a criança possa construir algumas estratégias a fim de compreender melhor o mundo que a rodeia tendo sua própria experiência. Ele também acredita que quando se está jogando automaticamente a criança está aprendendo.

Luta – Podemos perceber no vídeo que há uma (luta) entre os pais quando um está querendo ganhar do outro, e também podemos perceber que há um conflito entre as crianças, quando uma não concorda com a outra e isso gera uma discussão.

Segundo – Daolio, A prática da luta sendo ela de qual tipo for pode trazer inúmeros benefícios ao praticante, destacando-se o desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo-social. E também pode melhorar o equilíbrio, coordenação global, o aprimoramento de tempo e espaço e por fim o da noção com o próprio corpo.

GAIARSA, J. O que é corpo. São Paulo: Ed. Brasiliense S. A. 1º edição, 1986.

DUFLO, Colas. O jogo: de Pascal a Schiller. Porto Alegre: Artmed, 1999.

DAOLIO J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário