A dança faz você ter um conhecimento amplo a respeito de seu corpo, mas que muitas vezes não foi despertado. Nós nascemos, desenvolvemos e crescemos, vivenciando experiências através do próprio corpo. Este é o meio de ação para explorar e conhecer o espaço em que vive, interagindo com as pessoas que a cercam. Em todas as fases, observa-se a importância do corpo como forma de expressar emoções. Não é possível ouvir uma música sem que seu corpo a traduza em movimentos. Mesmo antes de o homem começar a falar ele já dançava. Foi por meio do movimento que ele comunicou com os seus e com a natureza. A dança A expressão samba rock apareceu no final dos anos 60 para designar essa mistura do samba brasileiro com a harmonia americana do blues, o pai do rock. Na década de 70, existiam várias expressões para designar o ritmo: samba-jazz, Sam balanço, etc. Na época da Jovem Guarda Erasmo Carlos, sofrendo o preconceito por parte dos defensores da MPB, pedia que a juventude da guitarra, além do iê-iê-iê abrisse os ouvidos ao samba, à nossa música. Ligada à música foi à primeira manifestação humana.
RANGEL. N. B. C. Dança educação, educação física: proposta de ensino da dança e o universo da educação física. Jundiaí: Fontoura, 2002.
FREIRE, Ida Mara. Dança-Educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cad. CEDES, v. 21, n. 53 Campinas, Apr. 2001.
GARAUDY, R. (1980). Dançar a vida. São Paulo. Nova Fronteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário